top of page

Clínica DH

Clínica de Direitos Humanos da Univille

Surge, em 2007, a primeira clínica jurídica de Direitos Humanos fundada no Brasil

1.jpg

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

A Clínica integra atividades de ensino, pesquisa e extensão junto com os/as estudantes do curso de direito.

 

Um dos eixos do Plano Nacional de Educação em DH é a formação dos profissionais do sistema de justiça,

clínicas jurídicas de direitos humanos é exatamente começar na base da graduação a formação em direitos humanos desses futuros profissionais dos sistemas de justiça.

 

Assim, o trabalho que se faz na clínica jurídica e sua metodologia são voltados muito para uma intervenção de mudança estrutural, de mudança estratégica e não apenas um atendimento individual ou pontual dentro de uma situação ou no caso de um grupo que nós estivermos atendendo tenha algum impedimento ou obstáculo no acesso à justiça.

 

Nós atendemos alguns grupos durante todos esses anos de atuação, como populações em situação de rua, povos indígenas, mulheres imigrantes, assim como outros grupos que nos procuram.

 

Temos como exemplo a população em situação de rua, para qual nós fizemos quase dois anos de acompanhamento, e na parte de pesquisa fizemos um diagnóstico do perfil das pessoas que vivem na rua na nossa cidade (Joinville), diagnóstico este que o próprio município não tinha.

 

Fomos ao Centro Pop e outros locais de atendimento deste grupo para fazer o levantamento de dados e, como isso, podermos realizar um mutirão com a Defensoria Pública e trabalhar em conjunto no atendimento e garantia de direitos.

 

Cabe ainda ressaltar que, com o executivo, tivemos a oportunidade de pressionar a construção de um Comitê Intersetorial para acompanhamento das políticas voltadas à população em situação de rua. Então, nossos/nossas estudantes se deparam com uma situação e a Clínica, além do diagnóstico, tenta trabalhar com uma mudança estrutural que perdure a médio e longo prazo.

Equipe

bottom of page